Perspectivas de Investimento para 2010

Mais um ano se inicia e nada mais importante do que dedicar parte do tempo para uma reflexão da sua vida. Identificar as principais conquistas no ano de 2009, os projetos que não se concluíram e pensar no que se pode melhorar em 2010. Sugiro que faça um plano de investimentos para este ano. Se você nunca fez um plano como esse, agora é o momento! Dedique parte do seu tempo para estabelecer algumas metas financeiras.


O ano de 2009 foi muito bom para os investidores que confiaram boa parte de seus recursos no mercado acionário. Mas seríamos muito otimistas se acreditássemos que 2010 também se comportaria da mesma forma? Façamos uma breve exposição de alguns dos principais indicadores utilizados pelo mercado, para que estes possam nos orientar na escolha da melhor opção de investimento para esse ano.


Impacto do aumento na taxa básica de juros da economia – Selic.

O mercado já prevê um aumento na taxa Selic para 2010, o que possivelmente trará rendimentos melhores para aqueles que investirem em títulos de renda fixa ou fundos de investimentos pós-fixados atrelados à Selic. Portanto, para aqueles investidores que são mais conservadores essa é uma boa notícia. Para aqueles que desejam montar sua própria carteira de investimentos, o caminho será adquirir os títulos do governo federal por meio do Tesouro Direto (LFT – Letras Financeiras do Tesouro). Aqueles que preferem os fundos de investimentos deverão buscar o fundo mais adequado em seu próprio banco.

Atualmente, a taxa Selic está fixada em 8,75% a.a. No entanto, o mercado prevê uma evolução para aproximadamente 10,5% a.a. até o último trimestre de 2010.


Visão do mercado acionário para o próximo ano.

O ano de 2009 já mostrou grande recuperação dos principais papéis negociados na Bolsa de Valores (IBovespa alcançou valorização de 82,66% em 2009, conforme reportagem do Valor Econômico). Portanto, há grandes possibilidades de que o desempenho da Bolsa neste ano não seja, nem de perto, o mesmo do que o do ano passado. Recomendo, portanto, cautela na hora de direcionar seus recursos para a compra de ações. Talvez seja mais sensato esperar uma nova “liquidação” na Bolsa com preços mais em conta dos principais papéis negociados.


O mercado atualmente prevê que o índice Bovespa fechará o ano na casa dos 74 mil pontos (baseado em contratos de Mercado Futuro com vencimento em Dez/10). Isso seria equivalente a um rendimento por volta de 8% no ano.


Expectativas com a Inflação

Para os investidores que desejam apenas manter o seu poder de compra neste ano, recomendo o investimento em títulos e fundos de investimentos atrelados ao IPCA (títulos públicos NTN-B, adquiridos por meio do Tesouro Direto). Esses títulos rendem o equivalente a 10,5% a.a. (aproximadamente 6,0% a.a. fixo + variação do IPCA). A previsão de inflação para o próximo ano é de 4,5%, o que somado à parcela fixa, daria os 10,5% no ano.


Por último, gostaria de deixar bem claro que todas as informações contidas neste post não passam de sugestões. Não há nenhuma garantia de que estes rendimentos de fato se concretizem, apenas servem para que os investidores estejam mais bem informados na hora de investir. Portanto, desejo a todos um ótimo ano e que em 2010 o seu dinheiro trabalhe para você da forma mais eficiente possível. Chega de deixar o seu capital sentado na cadeira só comendo e assistindo televisão! Coloque-o numa academia de ginástica e mude a alimentação dele! Boa Sorte a todos.


Victor Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário