Warren Buffet e o Investimento em Valor

Sempre me interessei por análise fundamentalista e gosto muito de estudar tanto a teoria, quanto as biografias dos grandes investidores que seguem essa filosofia. Quando penso nela duas coisas vem a minha mente rapidamente, o nome Warren Buffett e o princípio usado por ele de investimento em valor.


Warren Buffett é considerado um dos maiores investidores do mundo e com razão. Boa parte da sua fortuna vem de investimentos no mercado financeiro e ele a alguns anos está sempre entre os mais ricos do mundo no ranking da revista Forbes. Porém, o mais interessante sobre ele são seus conceitos de investimento. Buffett compra ações como compra empresas, para ele não faz diferença se está comprando um negócio inteiro (a empresa toda) ou parte dele (ações). Ele exige que este possua Valor.


Mas o que é esse conceito de valor? Este abrange muitas facetas, mas no geral, significa comprar boas empresas. Ou seja, negócios com boa gestão e bons números (indicadores financeiros). É não comprar ações como simplesmente papeis que sobem e descem de preço, elas são partes de um todo (empresa), pesquise sobre o todo! Descubra como estão os indicadores, quais são as perspectivas futuras, as chances de o negócio crescer.


A vida deste senhor de 79 anos foi dedicada a pesquisa de empresas. Buffett ia fundo em suas análises. Procurava saber quem eram os gestores, o que eles pensavam para o futuro da empresa. Via os balanços e se informava sobre sua saúde financeira. Estudava seu mercado e perspectivas futuras. E tudo isso antes de comprar as ações. Nessa etapa ele descobria quanto gostaria de pagar pelos papeis da empresa, sem se importar com o valor destes no mercado. Consciente do preço que estava disposto a pagar (o Valor do conceito) ele esperava uma oportunidade de comprar ações a preços abaixo deste. Em geral isso ocorre durante as crises, pois são nesses momentos que as ações ficam mais baratas. Pela análise, ele chega a conclusão que a empresa tem boas chances de crescimento futuro, por isso, quanto mais baixo o preço, melhor negócio ele está fazendo, independente das tendências do mercado.


O investimento em valor consiste em escolher bons papeis e esperar o momento para comprá-los barato. Não adianta você comprar uma boa empresa cara demais. Se o preço está muito elevado isso reduz a possibilidade de crescimento futuro. Quanto mais barato melhor!


Este grande investidor merece muito mais que um post e com certeza voltará em textos futuros. Este foi apenas um conceito de sua grande filosofia de investimento. Com certeza um exemplo a ser seguido, e um exemplo de indiscutível sucesso!


Rafael Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário