Você sabe quanto custa manter um automóvel?

Como nós, da BRV Investimentos, estamos ressaltando há algum tempo a importância do planejamento financeiro, resolvi falar um pouco sobre o custo de manter um carro particular, pois ele é o grande vilão das despesas domésticas. A maior parte dos gastos com ele são “invisíveis”, pagos em taxas anuais ou somente nos afetam na hora de vender.

A pergunta que você deve fazer ao elaborar o seu planejamento financeiro é: mas afinal... quanto isso me custará por mês? Abaixo está a tabela com uma simulação que eu fiz para um carro de R$ 25 mil, novo ou semi-novo, considerando o preço da gasolina a R$ 2,60 e rodando 540 km por mês (com o carro fazendo 14 km/l).


Você deve estar se perguntando: mas o que é esse tal “custo de oportunidade”? No exemplo acima, eu estou optando por usar os R$ 25 mil na compra de um carro quando poderia aplicar esse dinheiro na poupança, que oferece uma rentabilidade garantida (de 0,5% a.m. + TR). O meu custo de oportunidade, então, passa a ser o rendimento que eu estou deixando de ganhar por não aplicar na poupança. O custo de oportunidade existe sempre que você puder optar entre usar o seu dinheiro de duas formas diferentes. É o quanto você estaria ganhando na oportunidade que você abandonou. Se você achou que isso é besteira, fique sabendo que é um dos conceitos mais importantes de economia.

A desvalorização (ou depreciação) só atinge o nosso bolso na hora de vender o automóvel. Para as pessoas que usam o carro antigo como entrada para um carro novo a situação é pior ainda, pois o carro usado é sempre subavaliado pelas concessionárias.

Observe que eu estou apenas considerando os custos de manutenção e utilização do automóvel, e não os custos de financiamento. Podemos ver que o preço do litro de gasolina ou a quantidade de km/l pouco influenciam no gasto mensal com o carro, sendo o valor de venda o fator que mais influencia.

O valor encontrado nessa simulação pode sofrer alguma redução se o carro for antigo (tem uma depreciação menor) ou utilizar GNV (gás natural veicular), pois além de o GNV ser mais barato do que a gasolina, o carro ainda terá desconto no IPVA.

Essa simulação é apenas um exemplo para que você possa entender melhor os custos envolvidos e fazer a sua própria tabela.

Curiosidade: se você usa o carro apenas para ir ao trabalho durante a semana e a distância trabalho-casa for igual ou inferior a 10 km, é mais vantajoso você andar de táxi do que manter um carro. Se essa distância for igual ou superior a 15km (cerca de 810 km por mês) passa ser vantagem ter um carro particular. Faça as contas! Veja qual a melhor opção para você!

Você já tinha ideia do custo de manter um automóvel? Ficou com alguma dúvida? Faça seu comentário!


Bruno Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário