Como nós, da BRV Investimentos, estamos ressaltando há algum tempo a importância do planejamento financeiro, resolvi falar um pouco sobre o custo de manter um carro particular, pois ele é o grande vilão das despesas domésticas. A maior parte dos gastos com ele são “invisíveis”, pagos em taxas anuais ou somente nos afetam na hora de vender.
A pergunta que você deve fazer ao elaborar o seu planejamento financeiro é: mas afinal... quanto isso me custará por mês? Abaixo está a tabela com uma simulação que eu fiz para um carro de R$ 25 mil, novo ou semi-novo, considerando o preço da gasolina a R$ 2,60 e rodando 540 km por mês (com o carro fazendo 14 km/l).
A pergunta que você deve fazer ao elaborar o seu planejamento financeiro é: mas afinal... quanto isso me custará por mês? Abaixo está a tabela com uma simulação que eu fiz para um carro de R$ 25 mil, novo ou semi-novo, considerando o preço da gasolina a R$ 2,60 e rodando 540 km por mês (com o carro fazendo 14 km/l).
Você deve estar se perguntando: mas o que é esse tal “custo de oportunidade”? No exemplo acima, eu estou optando por usar os R$ 25 mil na compra de um carro quando poderia aplicar esse dinheiro na poupança, que oferece uma rentabilidade garantida (de 0,5% a.m. + TR). O meu custo de oportunidade, então, passa a ser o rendimento que eu estou deixando de ganhar por não aplicar na poupança. O custo de oportunidade existe sempre que você puder optar entre usar o seu dinheiro de duas formas diferentes. É o quanto você estaria ganhando na oportunidade que você abandonou. Se você achou que isso é besteira, fique sabendo que é um dos conceitos mais importantes de economia.
A desvalorização (ou depreciação) só atinge o nosso bolso na hora de vender o automóvel. Para as pessoas que usam o carro antigo como entrada para um carro novo a situação é pior ainda, pois o carro usado é sempre subavaliado pelas concessionárias.
Observe que eu estou apenas considerando os custos de manutenção e utilização do automóvel, e não os custos de financiamento. Podemos ver que o preço do litro de gasolina ou a quantidade de km/l pouco influenciam no gasto mensal com o carro, sendo o valor de venda o fator que mais influencia.
O valor encontrado nessa simulação pode sofrer alguma redução se o carro for antigo (tem uma depreciação menor) ou utilizar GNV (gás natural veicular), pois além de o GNV ser mais barato do que a gasolina, o carro ainda terá desconto no IPVA.
Essa simulação é apenas um exemplo para que você possa entender melhor os custos envolvidos e fazer a sua própria tabela.
A desvalorização (ou depreciação) só atinge o nosso bolso na hora de vender o automóvel. Para as pessoas que usam o carro antigo como entrada para um carro novo a situação é pior ainda, pois o carro usado é sempre subavaliado pelas concessionárias.
Observe que eu estou apenas considerando os custos de manutenção e utilização do automóvel, e não os custos de financiamento. Podemos ver que o preço do litro de gasolina ou a quantidade de km/l pouco influenciam no gasto mensal com o carro, sendo o valor de venda o fator que mais influencia.
O valor encontrado nessa simulação pode sofrer alguma redução se o carro for antigo (tem uma depreciação menor) ou utilizar GNV (gás natural veicular), pois além de o GNV ser mais barato do que a gasolina, o carro ainda terá desconto no IPVA.
Essa simulação é apenas um exemplo para que você possa entender melhor os custos envolvidos e fazer a sua própria tabela.
Curiosidade: se você usa o carro apenas para ir ao trabalho durante a semana e a distância trabalho-casa for igual ou inferior a 10 km, é mais vantajoso você andar de táxi do que manter um carro. Se essa distância for igual ou superior a 15km (cerca de 810 km por mês) passa ser vantagem ter um carro particular. Faça as contas! Veja qual a melhor opção para você!
Você já tinha ideia do custo de manter um automóvel? Ficou com alguma dúvida? Faça seu comentário!
Você já tinha ideia do custo de manter um automóvel? Ficou com alguma dúvida? Faça seu comentário!
Bruno Lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário