Agora que você já conseguiu organizar as suas finanças pessoais e já fez a sua reserva para emergências, surge a pergunta: onde devo investir o dinheiro que sobra todos os meses? Existem milhares de opções de investimentos no mercado. Como escolher uma delas?
Primeiramente, é importante lembrar que o dinheiro é apenas uma ferramenta para te ajudar a atingir os seus sonhos – então, é fundamental você saber o que quer! Um bom investidor deve seguir três passos:
1. Definir o seu objetivo
2. Definir a sua estratégia
3. Ter disciplina
Qual é o meu objetivo? Essa é a pergunta mais importante que você deve fazer. Depois que os seus objetivos estiverem claramente definidos, garanto que as coisas ficarão mais fáceis. Entretanto, se a sua resposta a essa pergunta foi muito rápida, pare e pense um pouco mais. Estou falando do que você quer, financeiramente, para a sua vida! A resposta pode significar abrir mão de muitas coisas e está longe de ser trivial. Estabeleça objetivos de longo prazo (pra sua velhice ou aposentadoria) e de curto prazo (para os próximos anos).
O passo seguinte é definir a estratégia. Para isso, é fundamental responder a algumas perguntas como: qual é o seu perfil de risco? Quanto você tem para investir? Quanto você pode perder? Se você perder, quais pessoas além de você serão afetadas? Quando você pretende resgatar o seu investimento?
Uma dica: ao elaborar a sua estratégia, primeiro garanta a segurança e somente depois arrisque a abundância.
O último passo é ter disciplina. De nada adianta saber onde quer chegar e ter um ótimo plano se você não segui-lo. Lembre-se: todos os dias nós deveríamos dar um passo em direção aos nossos sonhos.
Como dica final, só invista no que você conhece! Não invista de “orelhada” ou em algum “palpite” de um amigo ou, pior ainda, de um desconhecido.
Nos próximos posts explicaremos melhor alguns produtos e serviços do mercado financeiro.
Bruno Lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário