Afinal, qual é o meu perfil de investidor?

Muitas pessoas me perguntam o que devem fazer com seu dinheiro. Mas a resposta não é tão simples e direta quanto parece. Antes de começar a investir, é necessário que conheça o seu perfil para investimento. Ele está diretamente ligado a quanto risco você pode ou aceita correr durante o período de aplicação. De forma simplificada, esse perfil é dividido em três setores: conservador, moderado e agressivo.


O conservador é principalmente o investidor de curto prazo, ou seja, que precisará do dinheiro em um período menor que 12 meses. Porém, uma pessoa que não tem nenhuma tolerância ao risco, também se enquadra nessa parcela. Pois, não adianta você aplicar seu dinheiro em ações e na primeira oscilação do mercado retirar seus investimentos por medo da possível perda. Para esse setor, eu recomendaria a seguinte alocação:


Conservador

100%

- Fundos de Renda Fixa
- Fundos DI
- Tesouro Direto
- CDB
- Poupança


O moderado é o investidor que aplica seu dinheiro para um prazo de 1 a 4 anos e possui alguma tolerância ao risco. Esse período mais longo para o resgate das aplicações, permite alocar parte do seu capital em renda variável. O tempo é um ponto muito importante! Porque assim, é possível se recuperar de uma eventual perda nos investimentos. Para esse setor, eu recomendaria o seguinte:


Moderado

50%

- Investimentos Conservadores

30%

- Fundos Multimercados
- Fundos de Capital Protegido

20%

- Fundos de Ações
- Compra direta de Ações


O investidor agressivo é aquele que possui um prazo de investimento bem longo e tem uma boa capacidade de tolerar riscos. Não precisa se preocupar tanto com quedas nas suas aplicações, pois tem o tempo totalmente a seu favor e pode esperar a reestruturação do mercado. Por isso, ele pode se expor mais a renda variável. Para esse setor, eu recomendaria a seguinte divisão:


Agressivo

30%

- Investimentos Conservadores

30%

- Fundos Multimercados
- Fundos de Capital Protegido

40%

- Fundos de Ações
- Compra direta de Ações


Gosto sempre de lembrar, que essas porcentagens são apenas sugestões! As proporções não precisam ser exatamente essas. Você pode estar entre um perfil e o outro, então precisará encontrar um meio termo. Esses números são apenas para lhe dar uma base na hora da decisão! Não esqueçam que investimento está diretamente ligado à disciplina, portanto, escolha as suas proporções, trace sua estratégia e siga-a! No futuro, colherá os frutos desse esforço.


Se ficar alguma dúvida, não deixe de comentar ou mandar um e-mail. Responderei prontamente! Também não deixe de responder nossa enquete sobre perfil de investidores no menu ao lado!


Rafael Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário