Previdência privada, planejamento para o futuro!

Você já parou pra pensar no seu futuro? Qual será sua renda na aposentadoria? Será apenas o que o INSS irá te pagar? Essas são questões muito importantes, que todo brasileiro deveria se perguntar ao longo de sua vida produtiva (enquanto pode trabalhar). Hoje o benefício máximo do INSS é de R$3.218,90. Ou seja, caso seu salário seja maior que esse valor, sua renda cairá. Mas não podemos esquecer que, segundo o IBGE, nosso país possui 21 milhões de idosos. Destes, 11% possuem renda média inferior a um salário mínimo, e 33,3% moram com os filhos. O relatório final nos permite concluir que um terço da população idosa depende de parentes para se manter.


Perceba a importância de um planejamento para a aposentadoria. Imagine ficar sob a dependência dos filhos para se manter na "melhor idade". Justo quando você deveria descansar e aproveitar a vida, os problemas com dinheiro começam? E lembre-se: os gastos com saúde aumentam drasticamente com o avanço da idade.


Um plano de previdência privada pode ser uma ótima opção para esse tipo de planejamento. Tanto o PGBL como o VGBL podem ser boas alternativas, só e necessário analisar o seu caso e ver qual se encaixa melhor. Também é importante a escolha da forma de tributação: progressiva ou regressiva. Outro ponto importante são as taxas de carregamento e administração, dentre as quais você precisa pesquisar e procurar as menores, pois elas corroem parte do seu dinheiro e tem grande impacto no volume final de capital.


Como estamos no final do ano, não posso deixar de lembrar que todas as suas contribuições nos planos PGBL podem ser abatidas no imposto de renda do ano seguinte. Essa é uma grande vantagem tributária do PGBL. Mas atenção: só é possível abater um valor até 12% da sua renda bruta, e apenas se você faz uso do modelo completo de declaração! Você só tem até dia 31 para fazer as contribuições dedutíveis no ano que vem!


Então não espere mais. Comece já o seu investimento na sua aposentadoria! Não esqueça dos juros compostos, pois quanto mais cedo começar, mais capital estará disponível no momento que você parar de trabalhar!


Rafael Rocha

Um comentário: