Títulos de capitalização são um bom investimento?

Sim... para o dono do banco! Todos já devem ter visto propagandas desses títulos onde normalmente os bancos prometem que o investidor, além de poupar dinheiro, concorre a prêmios todos os meses e ainda recebe o dinheiro que investiu corrigido ao final do plano. Parece tentador, mas vamos analisar mais atentamente:

Os títulos podem ter vários formatos diferentes, mas seguem basicamente o mesmo princípio: todo dinheiro que é aplicado é dividido em três partes. A primeira parte é destinada à capitalização (uma espécie de poupança), a segunda parte é destinada aos sorteios e a terceira parte é paga como taxa de administração.

Quando o banco promete que você receberá o seu dinheiro corrigido ao final do período, está se referindo apenas à parte destinada a capitalização. Essa correção não pode ser superior ao rendimento da caderneta de poupança e nem inferior a um quinto dela. A parte destinada ao pagamento da taxa de administração você nunca mais vai ver; e a parte destinada ao sorteio, você só vai receber se for contemplado.

Nos títulos de capitalização de depósitos mensais, ainda existe a obrigatoriedade de depositar todo mês determinada quantia, além de haver um período de carência em que não é possível sacar o valor capitalizado - e parar de pagar pode significar a perda de todo o valor já aplicado.

Para finalizar, ainda existe incidência de imposto de renda sobre os rendimentos em operações com esses títulos.

Um bom investidor deve saber analisar as opções do mercado e compará-las. Esse tipo de aplicação está mais para um jogo do que para um investimento. Não se esqueça que no mercado financeiro sempre haverá pessoas tentando arrumar um modo de tirar dinheiro de você! Cuidado para não fazer papel de bobo.

Você já participou ou conhece alguém que tenha participado de um plano de capitalização? Como foi a experiência? Não esqueça de deixar seu comentário.


Bruno Lacerda

Um comentário:

  1. Cheguei a considerar a hipótese...
    Depois desse post estou fora.

    Tks.

    Victor Damásio

    ResponderExcluir