O que é um Fundo de Investimento?

Você tem algum dinheiro guardado e gostaria de fazer ele render, mas não sabe onde aplicar? Seria muito bom se tivesse alguém com conhecimento do mercado financeiro que pudesse aplicar ele pra você, não seria? Se você respondeu “sim” a essas duas perguntas, você é forte candidato a ser cotista de um fundo de investimentos.

Os fundos são formados por um conjunto de pessoas, que confiam o seu dinheiro na mão de um gestor. Ao entrar em um fundo, você está comprando cotas que correspondem a um determinado percentual do patrimônio total do fundo. O gestor é quem escolhe os ativos que vão compor a carteira de investimentos (ou seja, onde será investido seu dinheiro) e como pagamento por esse serviço, é cobrada uma taxa de administração que corresponde a um pequeno percentual do valor investido.

Entretanto, o gestor não tem liberdade ilimitada para aplicar onde bem entender. Ele deve seguir determinadas diretrizes que constam no regulamento do fundo. Essas diretrizes indicam onde e quanto o gestor pode aplicar. A empresa que administra o fundo é obrigada a informar periodicamente (normalmente por meio de boletins mensais) a seus cotistas onde estão sendo investidos os recursos do fundo.

Existem basicamente dois tipos de fundos: os de renda fixa (que aplicam em CDB e títulos do tesouro, por exemplo) e os de renda variável (que normalmente aplicam uma parte da carteira em renda fixa e outra em renda variável, como ações, por exemplo). Quanto maior o percentual investido em renda variável maiores serão as possibilidades de retorno e maior o risco que o cotista corre.

Outra grande vantagem dos fundos de investimento é que eles permitem ao investidor aplicar pequenas quantias de dinheiro (existem fundos onde você pode entrar com aplicações a partir de R$ 100) e conseguir grande diversificação – coisa que seria impossível de se conseguir investindo sozinho, com tão pouco dinheiro.

Você já aplica em fundos de investimento? Achou uma opção interessante? Não deixe de contar a sua experiência e dar a sua opinião! Aproveite e vote na nossa enquête sobre perfis de investimento!
Bruno Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário