Compreendendo a linguagem dos jornais

A inflação está em alta... a taxa Selic se mantém estável... estrangeiros investem mais no país... ano eleitoral traz dúvidas para os empresários brasileiros... Essas são frases que tipicamente encontramos em jornais e revistas quando tratam de assuntos ligados a economia e finanças. A grande questão é: Qual seria a relação entre as notícias e os possíveis impactos no seu investimento?


Expectativas de inflação alta para o próximo ano.

Inflação alta não é desejável por nenhum país, pois significa uma redução no poder de compra de boa parte da população e, portanto, uma queda no padrão de vida. É comum o governo recorrer à taxa básica de juros (Selic) para evitar essa situação indesejável. O aumento na taxa acaba freando a inflação. Com isso, é muito provável que os títulos de renda fixa pós-fixados (indexados a inflação ou taxa Selic) sejam os mais atraentes, pois permitem que o seu investidor acompanhe essa variação positiva.


A taxa Selic segue estável e num patamar relativamente baixo.

Essa é uma situação muitas vezes favorável para os empresários, pois traz mais conforto e segurança na hora de planejar os novos investimentos nas empresas nacionais. Os empresários podem contar com empréstimos a juros baixos e sem risco de possíveis variações durante o período de investimentos. Aconselho que, em momentos como esse, o investidor moderado aposte mais na renda variável, acreditando que as empresas aumentem suas capacidades produtivas e ganhem mais mercado (esse resultado será incorporado ao preço da ação).


O aporte de capital estrangeiro no país está crescendo.

Muito cuidado para não acreditar que esse aporte de capital traz apenas pontos positivos para a economia do nosso país! Boa parte desse capital entra sob a forma de “investimentos”, mas na verdade trata-se de capital especulativo. Portanto, da mesma forma que esses recursos entram rapidamente no país, eles podem sair num piscar de olhos. A forte entrada de capital estrangeiro ocasiona uma redução na taxa de câmbio, o que não é muito favorável para a exportação (isso pode resultar num impacto negativo para muitas empresas e até mesmo gerar uma crise em um determinado setor da economia). Não se iluda facilmente com algumas reportagens que tratam desse assunto. Tente analisar a qualidade desse investimento antes de tomar qualquer decisão.


Ano eleitoral levanta dúvidas para os próximos investimentos.

É muito comum notar que tanto empresários quanto investidores estrangeiros costumam adiar boa parte dos investimentos para o período após as eleições. Isso permite ao investidor conhecer melhor quais serão os incentivos dados pelo novo governo e quais serão suas diretrizes. Mais uma vez isso garante maior segurança na hora de prever investimentos de longo prazo. Aconselho aos investidores seguir o mesmo caminho ao ser mais conservador e, portanto, menos suscetível a possíveis variações de humor na renda variável.


Espero ter ajudado você a compreender melhor a relação entre algumas das principais notícias de jornal e os possíveis impactos nos investimentos. Cabe ressaltar que em alguns casos o comportamento pode diferir daquele apresentado nesse texto. Sintam-se à vontade para quaisquer outras dúvidas relacionadas ao tema desse post.


Você ainda não fez o seu plano de investimento para este ano? Saiba quais são as perspectivas de investimento para 2010 na opinião da BRV Investimentos. Deixe seu comentário ou sugestão. Eles são essenciais para a melhoria do Blog.

Victor Ferrari

Um comentário:

  1. Orgulho do primo!! Parte economica que mais gosto, queria até fazer alguma pós relacionada ou ficar mais 2 anos na facul e me formar em economia!!
    Parabéns! Super adicionado aos meus favoritos!

    ResponderExcluir