Quanto rende um fundo de investimento bom?

Como foi visto no post anterior, “o que é um fundo de investimento”, ao comprar cotas de um fundo, você está confiando o seu dinheiro a um investidor profissional, que irá aplicá-lo dentro de determinadas regras pré-estabelecidas no regulamento do fundo.

Mas afinal, quanto rende um fundo de investimento bom? Essa pergunta me foi feita recentemente por um amigo, e a resposta é: depende! Um bom fundo é aquele que faz exatamente o que se propõe a fazer e não o que te dá a maior rentabilidade – por exemplo, se o objetivo do fundo é seguir um determinado índice (como o IBOVESPA, a taxa SELIC ou o CDI), o bom fundo é aquele que consegue se manter o mais próximo possível desse benchmark (referência).

A pergunta correta a se fazer é: dentro dos meus objetivos, qual o fundo que melhor me atende? É muito importante que haja um casamento perfeito entre os seus objetivos e os do fundo.

Em geral, os fundos que têm a maior parte da carteira investida em ações apresentam uma rentabilidade maior no longo prazo do que os fundos que investem exclusivamente em renda fixa, porém, se você precisar fazer o resgate em um horizonte curto de tempo, pode ter uma ingrata surpresa, pois esse tipo é mais volúvel no curto prazo (ou seja, apresenta maior risco).

O desempenho passado pode ser encontrado facilmente na página de internet da empresa administradora do fundo, normalmente informada de pelo menos três formas: a rentabilidade conseguida no último mês, a rentabilidade acumulada nos últimos 12 meses e a rentabilidade acumulada desde a criação do fundo. Para facilitar a comparação, em geral, os valores divulgados já estão descontados de taxas de administração e performance.

No meu próximo post, veremos como escolher um fundo de investimento. Enquanto isso mande suas dúvidas por email e não deixe de responder a nossa enquete sobre perfis de investidor!


Bruno Lacerda

Um comentário:

  1. Bacana esse artigo, gostei. Afinal hoje em dia cada vez mais pessoas estão tomando coragem para optar por investimentos além da poupança.
    Abraços !

    ResponderExcluir