Mercado de Ações: primeiros passos para se ter sucesso na Bolsa

Pode-se perder muito dinheiro no mercado de ações por se tratar de um investimento com risco elevado”. Essa é uma frase que constantemente ouvimos quando o assunto é mercado acionário. Na verdade, só vai se arriscar muito quem não tiver instrução nenhuma e quiser entrar de cabeça no mercado comprando e vendendo ações. Existem dois grandes segredos para driblar esse risco elevado: (1) o investidor deve aprender a mensurar o risco de uma compra de ações e tentar reduzi-lo ao máximo; e (2) deve-se investir pensando no longo prazo.


O mercado de ações está passando por um momento muito positivo. Os rendimentos em renda fixa não estão muito atrativos e o controle das operações na Bolsa por parte dos órgãos reguladores está cada vez mais acirrado. Esses dois fatores combinados tornam o investimento em ações uma boa alternativa para grande parte dos investidores. Para se ter uma ideia, o investidor pessoa física já alcançou a marca dos 32,05% com relação ao total de investimentos realizados em ações (referência: fevereiro de 2010). Mas antes de começar a investir é preciso verificar alguns pontos importantes.


- Perfil de investidor


O primeiro passo é saber quanto você pode investir no mercado de ações. Para isso, você precisa conhecer o seu perfil de investidor. Não adianta destinar grande parte dos seus recursos em ações se você não é capaz de conter o seu lado emocional em um momento de queda nos preços. É preciso pensar também na sua saúde física e mental e não apenas no seu bolso!


- A escolha pela “empresa certa”


Se você é um investidor que tem tempo livre para se dedicar aos estudos, não perca tempo e comece agora um curso de Análise Fundamentalista. Dessa forma, você terá condições de identificar quais são as empresas que estão apresentando bons resultados. Logicamente você ficará de olho nessas companhias na espera de uma oportunidade para adquiri-las a um preço relativamente baixo.

Porém, se o seu dia a dia exige muito tempo de você ou se não há interesse em saber como avaliar uma empresa, procure investir nas empresas sólidas e de boa liquidez, ou seja, as blue-chips (Petrobras e Vale do Rio Doce, por exemplo).


- O preço da ação está caro ou barato?


Após identificar as empresas com bons resultados, o próximo passo é saber se a ação está cara ou barata. Uma forma de esclarecer essa dúvida é por meio de uma Análise Gráfica. Para quem desconhece os conceitos de análise gráfica e fundamentalista, fique tranqüilo. Nos meus próximos posts estarei apresentando os conceitos básicos para que você possa colocar em prática suas análises.


Para quem ainda não está familiarizado com os gráficos, sugiro que faça um levantamento do histórico de cotações nos últimos dois anos. Assim você terá uma noção de quanto a ação se valorizou durante todo esse período (visão de médio a longo prazo) e terá uma ideia de quanto o papel se valorizou nos últimos meses (visão de curto prazo). Procure comprar as ações em momentos em que o mercado está mais cético (queda significativa nos preços) e, evite aplicar mais recursos nos momentos de grande otimismo (grandes valorizações nos preços). Muito provável que esses “movimentos” bruscos no valor das ações não sejam justificáveis.


Espero ter esclarecido alguns pontos sobre o tão enigmático Mercado de Ações. Se você continua com alguma dúvida, mande-nos um e-mail para brvinvestimentos@gmail.com. Teremos o maior prazer em respondê-lo.


Victor Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário